1 - Por que podemos dizer que há uma segunda guerra fria em curso no mundo (sob uma terceira grande onda de autocratização)?
2 - Por que é impossível prever quando (e se) haverá uma quarta onda de democratização (ou, em outras palavras, por que não é possível saber quando terminará a terceira onda de autocratização que nos engolfa desde o início do século 21)?
3 - Por que a segunda guerra fria não é um repeteco da primeira (por exemplo, não é EUA x China no lugar de EUA x URSS)?
4 - Por que a segunda guerra fria é uma campanha de exterminação das democracias liberais, movida pelo maior e mais poderoso eixo autocrático já articulado no planeta em toda a história (Rússia, China, Irã, Síria, Bielorrússia, Coreia do Norte, Cuba, Venezuela, Nicarágua etc.)?
5 - Por que a segunda guerra fria é uma netwar (e por que isso não designa apenas, nem principalmente, uma guerra pela internet, mas uma guerra dentro das sociedades)?
6 - Por que episódios regionais de guerra quente, como a guerras da Rússia contra a Ucrânia e do Irã contra Israel, se inscrevem na atual netwar mundial?
7 - Por que a segunda guerra fria não é (ao contrário da primeira) o confronto entre blocos geograficamente demarcados, mas pervade tudo, se instalando dentro de cada país, dividindo as sociedades nacionais e nelas instalando uma polarização tóxica?
8 - Por que regimes eleitorais não autoritários, mas também não liberais, parasitados pelo populismo de esquerda - como os do México, de Honduras, da Bolívia, da Colômbia, do Brasil, da África do Sul e, talvez, da Indonésia (todos apoiados pela Rússia) - estão se alinhando ao eixo autocrático (por meio do BRICS ou Sul Global e de outras iniciativas nas quais não figura nenhuma democracia liberal)?
9 - Por que a chamada extrema-direita (o populismo-autoritário ou nacional-populismo, dito de direita - ou a construída "internacional fascista") não é a única (nem a principal) ameaça atual às democracias?
10 - Por que não é possível explicar a vitória de Trump nos EUA sem considerar o contexto da segunda guerra fria?
Estou pensando em gravar uma longa videoaula comentando possíveis respostas para as perguntas acima. Você se interessa por isso? Estaria disposto a contribuir para ter acesso a esse vídeo? Se, sim, deixe um comentário. Os que têm assinatura paga da revista (só 19,00 mensais) terão acesso gratuito à videoaula.
Acompanho o Augusto de Franco há cerca de 10 anos. Ele interpreta, descreve e prediz com assertividade. E questiona de modo único. Sou assinante pioneiro da Revista.
Já pago pela assinatura e apoio a iniciativa. É um assunto que merece e precisa ser esmiuçado!