As fases do drama do Brasil no século 21
FASE 1 - Tivemos uma força política populista hegemonista no governo de 2003 a 2016. Foi defenestrada por impeachment, que interrompeu a implantação de sua estratégia de conquista de hegemonia sobre a sociedade a partir do Estado aparelhado pelo partido para nunca mais sair do governo.
FASE 2 - Tivemos em seguida uma força política populista golpista no governo de 2019 a 2022. Saiu porque foi derrotada eleitoralmente, não tendo conseguido dar o golpe que desejava (embora tivesse tentado).
FASE 3 - Mas aí voltou ao governo, em 2023, a velha força política populista hegemonista, querendo retomar a sua estratégia de conquista de hegemonia interrompida em 2016.
Para entender isso é necessário conhecer a estratégia de conquista de hegemonia do neopopulismo lulopetista. Há um artigo explicando passo-a-passo essa estratégia. Leiam, por favor, clicando no link abaixo:
A estratégia de conquista de hegemonia do neopopulismo no Brasil
Se não quebrarmos essa alternância entre os dois populismos contra-liberais que polarizam e dividem a sociedade brasileira, vamos ficar por décadas num looping macabro.