O perigo que vem da Índia
Isso é gravíssimo! Bharat, o projeto nacional-populista do autoritário Narendra Modi, apresentado - por ele mesmo - como a versão indiana do MAGA trumpista.
Eis a sua mensagem de ontem (13/02/2025) no X:
"O presidente Trump fala frequentemente sobre o MAGA (Make America Great Again).
Na Índia, estamos trabalhando em prol de um Viksit Bharat, que no contexto americano se traduz em MIGA (Make India Great Again).
E juntos, Índia e EUA têm uma MEGA parceria para a prosperidade!"
Um print:
Modi tem 105 milhões e 300 mil seguidores no X (mais do que o Trump).
A Índia, o país mais populoso do mundo, como se sabe, é uma autocracia eleitoral que faz parte do BRICS original, juntamente com Brasil, Rússia e China. Os EUA, sob o governo do nacional-populista Trump, vai se aproximando das maiores ditaduras do planeta já surgidas em toda a história.
A palavra Bharat evoca uma visão mítica, sacerdotal, hierárquica é autocrática do mundo. Eis como o Grok (a IA do X) a define:
"A palavra Bharat refere-se à Índia em hindi e em várias outras línguas indianas. A origem do nome "Bharat" é antiga e está profundamente enraizada na mitologia e história da Índia. Aqui estão algumas interpretações e significados associados:
Mitologia: No épico sânscrito "Mahabharata", Bharat é o nome de um rei lendário, filho de Dushyanta e Shakuntala. Ele é considerado um dos ancestrais da linhagem da qual descendem os heróis do Mahabharata. A terra governada por ele foi então chamada de Bharatavarsha, que literalmente pode ser traduzido como "a terra de Bharat".
Significado Literal: "Bharat" é derivado do sânscrito "Bharata", que pode ser interpretado como "aquele que mantém" ou "aquele que protege". Este nome também está ligado ao conceito de "dharma" (dever, moralidade, justiça), sugerindo uma terra onde os valores de dharma são mantidos.
Uso Contemporâneo: Em contextos contemporâneos, "Bharat" é usado intercambiavelmente com "Índia" em muitos idiomas regionais da Índia. A Constituição da Índia, por exemplo, refere-se ao país oficialmente como "Índia, ou seja, Bharat" em inglês, refletindo a aceitação de ambos os nomes.
Cultura e Identidade: Para muitos indianos, "Bharat" evoca um sentido de identidade cultural, nacionalismo e orgulho por uma herança que remonta milênios, contrastando com o nome "Índia", que tem raízes coloniais com o termo "Indus" usado pelos persas e gregos para se referir à região.
Portanto, "Bharat" é mais do que apenas um nome; é um símbolo de continuidade cultural, identidade nacional e a rica tapeçaria histórica e mitológica da Índia."
Anotem. Dependendo de como se desenvolver esse projeto, o perigo que vem da Índia para as democracias liberais pode ser maior do que os da Rússia e da China.
É bom não normalizar, minimizar ou desprezar isso. Em termos populacionais, a Índia é a maior autocracia que já surgiu na Terra.