O telecatch de populistas pode sair do controle
Lula estava desesperadamente precisando de um inimigo para recuperar sua popularidade e tentar vencer as eleições de 2026. Bolsonaro, inelegível e pré-condenado, não servia mais como esse inimigo (mesmo porque o principal adversário de Lula não é Bolsonaro e sim o antipetismo).
Aí o que Lula fez? Aplicou um velho truque populista. Cavou a falta. Provocou Trump, sobretudo na reunião do BRICS, mas não só. E o fez em termos que não foram usados por nenhum outro chefe de Estado do mundo (nem Xi Jinping, quando foi gravemente ameaçado por Trump com tarifas estratosféricas, entrou nessa guerra retórica).
Claro que o populista Trump, por razões simétricas, acabaria respondendo a Lula. Ambos têm motivos instrumentais. Trump quer ser o rei dos EUA, estendendo seus domínios às Américas. Lula quer continuar indefinidamente governando o Brasil e se cacifando para ser a grande liderança do Sul Global.
Por enquanto é um telecatch de populistas. Mas isso pode sair do controle. E o Brasil não tem a menor condição de enfrentar uma guerra comercial com os Estados Unidos.
Recado aos membros do governo brasileiro que ainda podem exercer alguma influência sobre Lula: muita calma nessa hora. Nada de patriotada. Trump é maluco, mas nem sempre cumpre suas promessas. Negociar é o caminho. Entrar numa guerra retórica, por motivos políticos (para recuperar a popularidade de Lula e tentar vencer as eleições de 2026), prejudicará os interesses brasileiros se a encenação sair do controle virando uma verdadeira guerra comercial.
Nota para os mais novos. Telecatch foi um programa de televisão criado na extinta TV Excelsior Rio de Janeiro, dedicado à exibição de combates de luta livre profissional que combinavam encenação teatral, combate e circo, inspirados pelos programas de entretenimento dos Estados Unidos e pela lucha libre mexicana.
Não adianta nada sugerir algo a Lula, por mais sensato e racional que seja, ele não ouve ninguém, exceto a voz da reeleição. A culpa exclusiva da situação em que está o Brasil é dos abutres do STF que, além de não encarcerar o psicopata Bolsonaro, tiraram da cadeia o criminoso Lula. Quem prejudica mais o nosso país do que essa quadrilha de 11 togados?
Por que o governo brasileiro teria qualquer bom senso se quem paga a conta somos nós?