Mauai M. H. Toledo, Inteligência Democrática (11/10/2026)
Uma conversa recente me deixou com uma pergunta: até que ponto nossas escolhas políticas ampliam nossa responsabilidade diante da sociedade — e até que ponto podem servir para terceirizá-la?
Pense numa pessoa que defende políticas de combate à pobreza, redução das desigualdades, direitos humanos, saúde e educação públicas. Ela vota em candidatos comprometidos com essas pautas. Não há contradição alguma nisso.
Também não há contradição em alguém de alta renda defender políticas redistributivas. Uma pessoa pode desejar pagar mais impostos, defender serviços públicos universais e apoiar políticas que beneficiem pessoas muito diferentes dela.
O problema começa em outro lugar. Começa quando a posição política passa a funcionar como substituta da responsabilidade cidadã.
“Votei em quem cuida dos pobres. Fiz a minha parte.”
A frase raramente é pronunciada assim, mas pode existir como comportamento. Nesse caso, o voto deixa de ser apenas uma escolha política e adquire uma função curiosa: torna-se uma espécie de quitação moral.
Quando delegar se transforma em terceirizar
Delegamos funções ao Estado — e devemos fazê-lo. Nenhum indivíduo resolve sozinho saneamento, educação pública, segurança, saúde, infraestrutura ou desigualdades estruturais. Para isso existem instituições, políticas públicas, impostos e governos. Uma democracia moderna depende dessa delegação.
Mas existe uma diferença entre delegar funções ao Estado e delegar a própria cidadania ao Estado.
E essa tentação não pertence a uma ideologia.
Posso pensar: “Votei em quem defende os pobres, portanto estou do lado da justiça social.” Ou: “Votei em quem defende a família, portanto estou do lado dos valores.” Ou ainda: “Votei em quem combate a corrupção, portanto estou do lado dos honestos.”
A operação é parecida. Uma identidade política começa a substituir uma prática cotidiana, e a política pode se transformar numa espécie de terceirização da virtude.
Não preciso necessariamente produzir democracia nas minhas relações. Preciso pertencer ao campo que considero democrático. Não preciso tratar com dignidade quem trabalha comigo. Posso defender “os trabalhadores”. Não preciso praticar tolerância com quem pensa diferente. Posso pertencer ao grupo que afirma defender a liberdade.
Não preciso construir comunidade. Basta defender, nas redes, aqueles que prometem construí-la.
É confortável, porque o pertencimento político pode nos oferecer uma coisa poderosa: pertencimento moral por procuração.
Escolhemos quem consideramos estar do lado certo e, aos poucos, começamos a experimentar a sensação de que nós também estamos do lado certo.
A democracia que acontece entre as eleições
Talvez seja aí que a polarização produza um de seus efeitos menos percebidos. Passamos a falar cada vez mais sobre política e cada vez menos sobre aquilo que fazemos entre uma eleição e outra.
Porque democracia não acontece somente quando votamos.
Ela acontece numa reunião, num condomínio, numa empresa, numa escola, numa associação de bairro. Acontece na maneira como tratamos quem tem menos poder do que nós, na possibilidade de discordar sem transformar o outro imediatamente num inimigo moral e na disposição para realizar alguma coisa junto com alguém que não compartilha nossa identidade política.
Acontece também na capacidade de ouvir uma frase incômoda sem exigir imediatamente uma declaração de pertencimento.
Tudo isso também é vida democrática.
É aí que se produz uma coisa preciosa e difícil de reconstruir quando desaparece: capital social. Confiança, cooperação, reciprocidade, capacidade de associação e possibilidade de agir coletivamente sem depender o tempo inteiro de uma autoridade central.
Quando essas relações horizontais enfraquecem, podemos continuar realizando eleições, acompanhando pesquisas, discutindo candidatos e defendendo apaixonadamente a democracia — enquanto a experiência cotidiana da democracia vai empobrecendo.
A autoria que entregamos aos outros
Talvez tenhamos terceirizado não apenas decisões.
Talvez estejamos terceirizando autoria.
Continuamos tendo opinião. Votamos, postamos, compartilhamos, denunciamos e defendemos causas. Mas nossa participação começa a assumir predominantemente uma forma representacional:
“Eles precisam fazer alguma coisa.”
E cada vez menos:
“O que podemos fazer aqui?”
Esse aqui merece atenção. Minha rua, meu trabalho, minha escola, meu condomínio, minha família, minha comunidade, meu grupo profissional, minha conversa.
Isso não significa substituir políticas públicas por caridade individual. Seria uma simplificação perigosa imaginar que boa vontade resolve desigualdades estruturais. Não resolve.
Mas o contrário também merece ser examinado: políticas públicas não substituem cidadania.
Talvez uma sociedade democrática precise sustentar simultaneamente duas forças: instituições fortes verticalmente e vínculos sociais fortes horizontalmente.
Quando sobra apenas a primeira, começamos a imaginar a política como prestação de serviço: elegemos alguém para produzir a sociedade que desejamos. Quando sobra apenas a segunda, caímos na ingenuidade de imaginar que voluntariado, solidariedade e boas intenções podem substituir Estado, direitos e políticas públicas.
Não podem.
A conjunção é mais difícil — e mais adulta: Estado responsável e cidadão responsável.
Estamos praticando o comum?
Isso muda também a pergunta que fazemos diante da política.
Em vez de perguntar apenas “Em quem devo votar para construir a sociedade que desejo?”, poderíamos acrescentar: “Que sociedade estou ajudando a construir enquanto espero a próxima eleição?”
E existe uma pergunta ainda mais desconfortável:
Minha posição política está ampliando minha responsabilidade diante do mundo ou está me oferecendo uma maneira elegante de terceirizá-la?
Ela vale para a esquerda, para a direita, para liberais, socialistas, conservadores e progressistas. Vale principalmente quando dirigida a nós mesmos.
Porque talvez um dos nossos problemas contemporâneos não seja simplesmente termos nos tornado excessivamente políticos. Talvez tenhamos confundido politização com cidadania.
Falamos muito de democracia. Defendemos a democracia. Acusamos os outros de ameaçar a democracia.
Mas democracia também é uma tecnologia cotidiana de convivência. Ela depende da capacidade de conversar, cooperar, confiar, discordar, negociar diferenças e realizar coisas juntos.
Talvez estejamos falando cada vez mais de política e praticando cada vez menos o comum.
E é justamente aí que alguma coisa importante pode estar se perdendo.
A democracia não se fragiliza somente quando suas instituições são atacadas. Ela também pode atrofiar nas pequenas ecologias de convivência, quando deixamos de conversar, confiar e cooperar; quando transformamos divergência em identidade e identidade em trincheira; quando esperamos que Brasília faça, por procuração, aquilo que também depende de nós.
A eleição continuará sendo indispensável. O Estado continuará sendo indispensável. A política continuará sendo indispensável.
Mas uma democracia viva precisa de uma pergunta depois que fechamos a urna:
E agora — o que cabe a mim?




Falou, esclareceu, matou a cobra. Mauai que vem para o melhor. Não apenas o bem.