Repita isso, até seu cérebro derreter
O principal ou único inimigo da democracia é a extrema-direita, articulada numa "internacional fascista". Repita isso até seu cérebro derreter.
Ou então responda:
A ditadura chinesa é de extrema-direita?
A ditadura norte-coreana é de extrema-direita?
A ditadura vietnamita é de extrema-direita?
A ditadura laosiana é de extrema-direita?
A ditadura angolana é de extrema-direita?
A ditadura cubana é de extrema-direita?
A ditadura nicaraguense é de extrema-direita?
A ditadura venezuelana é de extrema-direita?
Não! Todos os regimes acima se declaram de esquerda (e, mais do que isso, socialistas). Só para dar um exemplo: o chefe de governo do Vietnam, que também é o Secretário-Geral do Partido Comunista do Vietnam, exibe até hoje um broche com a foice e o martelo na lapela.
Ah! Mas as ditaduras russa e bielorrussa poderiam ser consideradas de extrema-direita. É mesmo? Então por que são apoiadas por governos autoritários ou neopopulistas de esquerda (como os do México, Honduras, Colômbia, Bolívia e Brasil)?
Ah! Mas o Irã e seus braços terroristas como o Hezbollah, a Jihad Islâmica, os Houthis, o Hamas, poderiam ser considerados de extrema-direita. É mesmo? Então por que são apoiados por governos autoritários ou neopopulistas de esquerda e pela militância "progressista" mundo afora?
Várias ditaduras asiáticas (como Cazaquistão e Uzbequistão) e africanas (como Congo DR, Nigéria e Uganda) poderiam ser consideradas de extrema-direita. Mas então como se explica estarem sob controle da Rússia ou da China?
Dos 11 membros plenos do BRICS, 82% são ditaduras. Todos de extrema-direita ou a maioria é de esquerda ou apoiada pela esquerda? Dos 10 países parceiros do BRICS, 80% são ditaduras. Todos de extrema-direita ou a maioria é de esquerda ou apoiada pela esquerda?
Líderes de extrema-direita (nacional-populistas) estão hoje governando, no máximo, 9 a 11 países (dentre os quais EUA, Hungria, Turquia, El Salvador, Eslováquia, Israel, Índia, Itália, Argentina). Líderes de esquerda (autoritários ou neopopulistas) estão governando, no mínimo, 17 países - podendo chegar a 30 se incluirmos regimes apoiados pela esquerda, como várias autocracias islâmicas.
Mas devemos fingir que todas essas ditaduras de esquerda ou apoiadas pela esquerda e todos esses regimes parasitados por forças políticas populistas de esquerda não ameaçam a democracia. Quem sabe não serão até amigas dos regimes democráticos, mas que foram obrigadas a instalar ditaduras ou a se alinhar a ditaduras para se defender da... extrema-direita!
Todo mundo sabe que as autocracias e os governos nacional-populistas, ditos de extrema-direita, são adversários da democracia liberal. Mas as evidências mostram que não são os únicos, nem mesmo os principais.
Por isso, repita comigo, se você quiser continuar sendo um idiota: a extrema-direita, articulada numa "internacional fascista", é o principal ou único inimigo da democracia.