Ser contra o que é antidemocrático não transforma ninguém em democrata
Não importa se os bolsonaristas combatem Alexandre de Moraes. Alexandre não fica certo por causa disso. Ambos, os bolsonaristas e Alexandre, continuam errados do ponto de vista da democracia.
Não importa se Musk e Trump critiquem Alexandre de Moraes. Do ponto de vista da democracia, Musk e Trump não ficam certos por causa disso.
Não importa se os lulistas defendem Alexandre de Moraes. Alexandre não fica certo por causa disso. Ambos, lulistas e Alexandre, continuam errados do ponto de vista da democracia.
Nós, os democratas, criticamos Alexandre, os bolsonaristas, os lulistas e os trumpistas - pelas nossas próprias razões: democráticas.
Alexandre de Moraes e parte do STF adotaram, na prática, a ideologia da 'democracia militante' que prevê a utilização de modos não-liberais (e alguns francamente autoritários) para defender a (ou a sua concepção da) democracia. Por isso devem ser criticados: por razões democráticas (liberais).
Trump e o trumpismo adotaram um comportamento que, objetivamente, reforça as investidas do eixo autocrático contra as democracias liberais. Por isso devem ser criticados: por razões democráticas (liberais).
Ser contra o que é ruim não transforma ninguém em bom do ponto de vista democrático.
Combater uma ditadura em particular não transforma ninguém em democrata. Muitos que combateram a ditadura militar no Brasil pretendiam instaurar uma outra ditadura - dita do proletariado.
Se alguém é contra a ditadura de Orbán, na Hungria, mas é a favor da ditadura de Canel, em Cuba ou vice-versa, então não é um democrata. Se alguém é contra Trump, mas a favor de Putin ou vice-versa, então não é um democrata.
Combater o fascismo não faz de ninguém um democrata. Putin, Xi Jinping, Kim Jong-un, Lourenço, Ortega e Maduro são, todos, ditadores antifascistas.
Combater o comunismo não faz de ninguém um democrata. Bukele e Modi são autocratas anticomunistas. Trump, Le Pen, Salvini, Farage, Weidel, Ventura, Abascal, Wilders e Purra são representantes de forças políticas populistas anticomunistas e... antidemocráticas (do ponto de vista liberal).
A República Socialista do Vietnã, a República Popular da China, a República Popular Democrática da Coreia, a República de Cuba e a República Democrática Popular do Laos, são ditaduras socialistas: regimes de partido único que defendem oficialmente o comunismo.
Se opor ao golpismo não faz de ninguém um democrata. Alguém pode combater o golpismo e, ao mesmo tempo, tentar implantar uma estratégia hegemonista, de captura e controle das instituições para alterar, por dentro, o "DNA" da democracia.
Se Lula e os lulopetistas combatem Bolsonaro e os bolsonaristas, eles não ficam certos por causa disso. Se Bolsonaro e os bolsonaristas combatem Lula e os lulopetistas, eles não ficam certos por causa disso. Todos continuam errados do ponto de vista da democracia.
Lula, o PT, Bolsonaro e os bolsonaristas devem ser criticados por razões democráticas: porque - cada qual a seu modo - são populistas e, como tais, iliberais ou não-liberais. E sobretudo porque estão se alinhando ao eixo autocrático contra as democracias liberais.
Aquilo que uma.pessoa se diz contra nada diz sobre ela. Aquilo que ela diz ser a favor diz tudo.
Que texto elucidativo.