A suspensão do X teve como resultado objetivo silenciar os democratas que criticávamos o governo Lula e os populismos lulopetista e bolsonarista. Os desmiolados bolsonaristas e o celerado Elon Musk forneceram o pretexto perfeito. Nos calaram, a nós, que falávamos diariamente com dezenas ou centenas de milhares de pessoas e agora temos que começar tudo de novo, falando com menos de mil pessoas. Foi um trabalho muito bem feito.
Não adianta vir com lero-lero. O X só permanece proibido nas seguintes ditaduras cruéis: Rússia, China, Irã, Mianmar, Coreia do Norte, Turcomenistão e Venezuela. Ah! E para a vergonha de quem tem vergonha: também no Brasil.
O X continua funcionando nas 90 democracias do mundo (exceto no Brasil). Sim, segundo o V-Dem 2023 temos no mundo hoje 32 democracias liberais e 58 democracias eleitorais (não-liberais). Em todas essas o X é permitido, menos no Brasil.
Aí os passapanistas falam que o TikTok foi proibido nos EUA, que são a maior democracia do mundo. É falso. O TikTok continua funcionando nos EUA, em todas as democracias liberais e na quase totalidade das democracias eleitorais. Só está proibido na Índia, Irã, Afeganistão, Paquistão, Nepal e Indonésia (temporariamente). Além disso, as razões do parlamento americano para obrigar o TikTok a deixar de funcionar se não for vendido para uma empresa dos EUA são ligadas às suspeitas de que o aplicativo está sendo usado pela China para espionagem, no contexto da segunda guerra fria já em curso.
O caso do TikTok não tem nada a ver com o caso do X ou com Elon Musk. E quem lança mão dessa alegação sabe que está mentindo, sabe que está mistificando, sabe que está fazendo um serviço sujo para legitimar uma medida autoritária. Tinha pena desse pessoal covarde. Mas agora comecei a sentir nojo.
Os que dizem que o banimento do X no Brasil não é um gesto isolado, colocando a proibição do antigo Twitter no mesmo bolo de todas as dificuldades regulatórias dos Estados-nações com as mídias sociais e os programas de mensagens, normais porque são um problema novo, sabem que estão mentindo para desculpar a truculência do STF e do governo Lula contra mais de 20 milhões de brasileiros. É em momentos como esse que chego a perder a fé na espécie humana.
Mas entendo que na raiz de suas preocupações está o medo. Eles estão com medo de um resultado desfavorável nas próximas eleições de 2024 e 2026. Então devem ter pensado assim: “Temos de tirar das mãos dos ‘fascistas’ os meios de interferir do debate público”. Fascistas, para eles, são todos que não beijam a mão de Lula e não concordam com as decisões do STF. Se eles ganham eleições isso é como um golpe de Estado. Então o golpe continua uma ameaça presente. Por isso justificam medidas de exceção.
Provavelmente, se não houver pressão das instituições e da sociedade, o X só volta depois das eleições de 2024. Se os resultados forem muito desfavoráveis ao governo, só volta (se voltar) depois das eleições de 2026 (e olhe lá). Eles sabem que podem perder as próximas eleições. Por isso estão apoiando medidas de exceção.
Isso precisa ser denunciado.
Augusto Bom dia!
Como não sou Jesus, que disse na cruz:
Perdoa pai eles não sabem o que fazem.
Posso gritar bem alto:
NAO PERDOA NAO, ELES SABEM O QUE FAZEM!